Social Icons

Pages

domingo, 3 de março de 2013

O que é One Piece?


Vamos lá, basicamente o que é One Piece? É uma série de porrada com um monte de gente com personalidades e poderes diferentes enfrentando um monte de inimigo bizarro e repetindo esse ciclo sempre e sempre e sempre e sempre.

Os personagens, aqueles que todo mundo ama, são todos rasos e com um monte de clichês. Dizer que há uma grande profundidade na relação entre um sem-noção (Luffy), uma mercenária (Nami), um perdido badass (Zoro), um paquerador (Sanji) etc é o mesmo que dizer que os personagens da Turma da Mônica são profundos. A Mônica é só uma praticante de Bullying e o Cebolinha um teimoso, e isso gera todo o conflito deles.
Por exemplo, a Nami vive gritando com o Luffy porque ele é sem noção e faz as coisas sem pensar, então ela se irrita por ser uma pessoa que pensa. Tá aí, está criado um conflito, uma discussão, e você nem precisou criar personagens profundos. Não tem profundidade, e não tem porque não precisa ter. Para se gerar um conflito, basta dois personagens com características fortes, porém rasas.
http://wfiles.brothersoft.com/o/one-piece-wallpaper_115001-1920x1200.jpg

Eu não quero profundidade em One Piece, eu quero é ação. E nisso… o mangá é meio méh.
O Oda, que não acho que mereça ser chamado de gênio, sabe ambientar bem seus personagens e criar quadros de impacto. Mas isso não esconde que ele faz um mangá “for dummies” ou “for babies” em questão de ação por um simples detalhe: ninguém morre em One Piece.

Não sei se alguém notou, mas parece que a história de One Piece se passa durante aquele livro do Saramago com a Morte de férias. É incrível como ninguém morre, seja mocinho, seja bandido, seja coadjuvante. Eu não espero que o mangá tenha um assassinato mensal no elenco principal, mas parece que todo mundo luta usando a estrela de invencibilidade do Mario.

Por exemplo, lá em Ennies Lobby tem aquele acidente que todo mundo cai em um buraco e tal… no fim todo mundo conseguiu sobreviver! Eu acho a morte fundamental para um mangá de ação, porque ele é o “risco” e o que deixa o leitor inquieto. Se você percebe que ninguém de importante morre, você perde um pouco o tesão nas batalhas.
http://genkidama.com.br/xil/files/2013/02/13207-one-piece-one-piece.jpg

O que o Oda faz com o seu mangá é apenas competente. Ele tem bons personagens, faz umas cenas de ação interessantes e é criativo com ilhas. Mas agora, me diga papi, por que ele é considerado UM GÊNIO, e não apenas um bom autor de mangás?

Eu considero o crescente movimento de “One Piece é legal!” na blogosfera especializada (pff) se deve mais ao mercado que ao mangá. Todo mundo sabe a merda que anda o mercado de animes e mangás no BRASIL, não temos animes na TV e as editoras ficam relançando velharias e adaptando seus produtos para um nicho. A última esperança que tivemos de popularização de animes foi a exibição de Naruto no SBT e, convenhamos, vimos que não deu muito resultado.As pessoas QUEREM gostar de One Piece porque ele seria a “última esperança” dos mangás no Brasil.Então, vestidos com essa vã esperança, não enxergam o roteiro repetitivo, as centenas de personagens que são criativos mas que apenas estão lá para chocar com seu visual cada vez mais bizarro, as cenas de ação deficientes e o traço que tem mais poluição visual que a Times Square.

Guardem o adjetivo “gênio” para dar de presente ao Oda quando ele fizer mais mangás e provar que não é uma pessoa que deu sorte em apenas uma história.
One Piece é um mangá competente. E só.

Fonte:
http://maisdeoitomil.wordpress.com/2012/01/10/mdom-mangas-one-piece-of-hype/

@coelhoquest

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Não mesmo!!! Apenas uma analise fria sem o olhar de fan!!! :)

      Excluir
  2. Sobre morte, tem sim no anime, de muitas pessoas queridas pelos personagens principais e pelos figurantes :/ vc usou um argumento meio hipócrita, agora sobre os personagens principais eu até entendo seu ponto, mas no anime tem morte sim. :/

    ResponderExcluir
  3. Sobre morte, tem sim no anime, de muitas pessoas queridas pelos personagens principais e pelos figurantes :/ vc usou um argumento meio hipócrita, agora sobre os personagens principais eu até entendo seu ponto, mas no anime tem morte sim. :/

    ResponderExcluir